Mara Ramos Arquitetura e Design

Projetos

Projeto H+P

Reforma atualiza apartamento de mais de 60 anos.

Ter a oportunidade de reformar um apartamento antigo é um privilégio e ao mesmo tempo um grande desafio, que neste caso foi dobrado, pois tratavam-se de dois apartamentos unificados e totalmente modificados sem nenhuma documentação técnica.

O pedido do cliente foi desmembrá-los e fazer 2 unidades exatamente iguais, totalmente renovadas não só do ponto de vista de infraestrutura, mas também do uso, com soluções práticas e que trouxessem mais liquidez ao imóvel. O ponto de partida para o conceito foi conservar elementos que pudessem demonstrar a história do prédio, mantendo alguns dos materiais originais da época em que foi construído; e inserir conceitos atuais de uso como: suítes, espaços integrados, marcenaria bem planejada e materiais contemporâneos.

O apartamento tipo tinha 2 dormitórios e um único banheiro grande e foi a partir dele que que criamos um lavabo, uma suíte para atender o quarto de hóspedes (que antes era o quarto principal) e um depósito na área residual, que atende ao quarto principal. Ainda assim, a modificação de planta mais relevante foi realizada nas antigas dependências de serviços, que foram unificadas ao quarto secundário para configurar uma deliciosa suíte integrada ao closet e banheiro.

Na área social, integrar a cozinha e sala trouxe a amplitude desejada e também alguns desafios. Na demolição, encontramos uma viga com pé-direito de apenas 2,10m. A solução foi incorporá-la ao projeto com enchimentos em gesso, resultando em volumes bem demarcados no teto da cozinha, onde aproveitamos para colocar a saída e a grelha de manutenção do ar condicionado embutido, além de distribuir a iluminação com sanca invertida, o que resultou em uma solução charmosa e muito funcional.

Depois de toda esta jornada, um dos apartamentos foi rapidamente alugado e nosso cliente vive no apartamento ao lado com toda a facilidade dos amplos imóveis antigos dos Jardins somada aos conceitos dos empreendimentos mais novos da cidade.
  • Local: Jardins - São Paulo, SP
  • Área do projeto: 100 + 100 m2
  • Equipe: Helena Buchmann, Tatiane Vieira
  • Interiores: Mara Ramos
  • Fotos: André Mortatti
Apartamento para um investidor

© 2020 Mara Ramos Arquitetura e Design • Todos os direitos reservados •
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa